top of page

Conheça os participantes​

PALESTRANTES CONFIRMADOS

Adriana Matos Rodrigues Pereira

Graduada em Pedagogia, Pós graduada em psicopedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atuou como professora em todos os segmentos da Educação Básica, durante 20 anos. Lecionou na UCB no curso de Pedagogia presencial e em EAD em diversas disciplinas do curso de Pedagogia, como também esteve à frente do Projeto PIBID. Experiência como Psicopedagoga e orientadora Educacional na Educação Básica. Participou ativamente do Projeto Alfabetização cidadã. Professora do curso de Pedagogia e Psicologia da UNIP nas disciplinas relacionadas à formação de professores. Recentemente tem atuado como consultora de Projetos para o MEC. Tem conhecimento na área de Sociologia, com ênfase em Violência e juventude , mídias digitais, Ciberespaços e Educação, como também em Políticas Públicas. Suas pesquisas estão relacionadas com os seguintes temas: unidades de internação, audiovisual, adolescência, violência, Sócio Educação, ensino remoto e formação de professores.

 

Aline Campos

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura no Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (2019). Pesquisa sobre Psicoterapia e Espiritualidade na percepção de Gestalt-terapeutas, com aplicação do método fenomenológico. (Orientador: Professor Doutor Jorge Ponciano Ribeiro (Universidade de Brasília). Co-orientadora: Professora Doutora Marta Helena de Freitas (Universidade Católica de Brasília)). Mestre em Psicologia pela Universidade de West Chester (Pensilvânia, Estados Unidos, 1986), com dissertação sobre Gerenciamento de Estresse em Organizações, sob a orientação do Professor Doutor Philip Duncan; curso validado pela Universidade Federal da Bahia em 1998. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1987). Fez pós-graduação em psicoterapia gestáltica no Instituto Metanoia em Londres, Inglaterra (1995). Formação em psicoterapia de casais e famílias, com Teresinha Mello da Silveira (2022). Atualmente é docente dos cursos de Especialização do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília e do Instituto de Gestalt Terapia da Bahia, e docente do curso de Psicologia do Centro de Educação Superior de Brasília (CESB). Foi docente do Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e psicóloga da Academia de Polícia Militar de Brasília entre 2015 e 2022. Foi sócia-fundadora do Instituto de Gestalt-terapia da Bahia em 2005. Foi professora assistente do curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública de Janeiro 2002 até Agosto de 2014, supervisora de estágio específico em clínica, e orientadora de trabalhos de conclusão de curso. Foi também professora assistente do curso de Psicologia da Universidade Salvador (Unifacs) de 1999 a 2004, professora substituta do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia em 1998 e professora da pós graduação em Psicologia Clínica da Universidade de Sergipe em 1999. É psicoterapeuta e supervisora clínica na abordagem da Gestalt-terapia. Atende indivíduos e casais.

 

Bettina Schmidt

Profesora de Estudos das Religiões e Diretora do Centro de Pesquisa de Experiência Religiosa Alister Hardy na Universidade de Wales Trinity Saint David. Habilitação (título post-doc) com a venia legendi em antroplologia cultural pela Universidade de Marburg, Alemanha (2021). Ph.D. em antropologia cultural pelo Departamento de Ciências Sociais, Universidade de Marburg, Alemanha (1995). Summa cum laude e Prêmio Universitário pela tese doutoral (1996). Mestra em Antroplologia Cultural. (1989). Membro do Conselho de editores da Oxford Research Encyclopedia of Religion (Chefe de redação: John Barton, Oxford University), do Conselho de editores das series “Avanços em Estudos Religiosos Bloomsbury” publicada pela Bloomsbury, do Conselho Científico do Centro de Pesquisa Interdisciplinar Religião e Transformação na Sociedade Contemporânea na  Universidade de Vienna, Áustria [prorrogado para o segundo mandato em 2022] 2019   Membro do júri de avaliação de estratégia na Alemanha de ‘Universidades de Excelência’, organizado pelo Conselho Alemão da Ciência e Humanidades e a Fundação Alemã de Pesquisa. Presidente da Associação Britânica de Estudo das Religiões entre 2018 e 2021.

 

Douglas Leite Piasson

Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Especialista em Psicologia Analítica pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS), Pós-Graduando em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico e Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Colaborador internacional do projeto "Identity of Psychology", sediado em Portugal. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (2017 - atual) e do Laboratório de Religião, Saúde Mental e Cultura da UCB (2016-atual).Ex-membro da Comissão Especial de Psicologia e Religiosidade do Conselho Regional de Psicologia CRP 01/DF (2017 - 2020) e do Grupo de Estudos Psicossociais sobre o Desenvolvimento Humano da Faculdade Mackenzie de Brasília (2019-2021). Atuo como professor universitário do Curso de Psicologia (UCB) - integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) - sou pesquisador, supervisor de estágio, palestrante e psicoterapeuta.

 

Eduarda Rezende Freitas

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Socioeducativos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia e Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) e do curso de graduação em Psicologia da UCB. Participa de pesquisas nas seguintes áreas: Envelhecimento, Terapia Cognitiva e Psicologia Positiva. É uma das organizadoras do livro Terapias Cognitivo-Comportamentais com Idosos.

 

Emmanuel Ifeka Nwora

Doutor em Psicologia, Universidade Católia de Brasília. 2020. Mestre em Filosofia pela UnB (2011). Possui Bacharelado em Filosofia pela Universidade Pontifícia Urbaniana,Roma (1990). Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2016) Possui Bacharelado em Teologia pela Faculdade Católica de Anápolis/GO (2015). Especial interesse na interface entre a Psicologia/Saúde Mental e Espiritualidade.

 

Gislane Ferreira de Melo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2002) e doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2008).Coordenadora do Programa Stricto Sensu e da Graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasilia. Presidente do Fórum dos pesquisadores de Pós-Graduação da Área 21 (2019-2021). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, idosos, atletas, construtos psicológicos, psicometria, gênero.

Geraldo Caliman

Doutorado (1995) e Pós-Doutorados (2001 e 2020) em Educação - Università Pontificia Salesiana de Roma. Professor da "Pontifícia Universidade Salesiana" de Roma (UPS) (1995-2003) onde atuou como Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Pedagogia Social (1998-2000). Experiência na gestão de instituições socioeducativas (Brasília 1982-1984; Belo Horizonte 1985-1987; 1991). A partir de 2005 é professor da Universidade Católica de Brasília onde já atuou também como Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa. Ensina no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e Coordena a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Professor Convidado do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF), Portugal. Tem experiência na área de Educação, Sociologia da Educação, com ênfase em Pedagogia Social, e temas correlatos como Educação Social, Exclusão Social, Prevenção, Sociologia do Desvio e da Delinquência, Delinquência Juvenil. Pertence ao Comitê de Redação da "Rivista Internazionale di Scienze dellEducazione Orientamenti Pedagogici" (Italia); Coeditor Internacional de "Alteridad: Revista de Educación"; Comitê Cientifico da Revista "Quaderns Danimació i Educació Social" (Barcelona-Espanha); Editor Associado da "Revista de Pedagogia Social" da UFF; do Conselho Editorial da Revista "Aprendizagem em EAD" (UCB). Pesquisador associado do RBCIP Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação. Tem cerca de 15 livros publicados, a maioria nos últimos sete anos.

Itacir João Piasson

Doutor em Psicologia e Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília, DF; Especialista em Psicologia Junguiana pela Faculdade de Saúde de São Paulo; Planejamento e Gestão Educacional
pela Universidade Portucalense, Portugal, Filosofia e existência pela universidade Católica de Brasília; Comunicação Social pela Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS. Graduado em Filosofia e
História pela Universidade Dom Bosco, MS e Teologia pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso do Sul, RS; Experiência de 29 anos na docência universitária com disciplinas de Filosofia, Teologia, História, Pedagogia, Formação Humanística e Meio Ambiente; projetos de pesquisa voltados para a Memória e História Institucional, Espiritualidade e a Saúde mental; projetos de extensão voltados para o planejamento e a gestão ambiental, a pastoral universitária e a psicoterapia junguiana.

Juliana Ferreira da Silva

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Especialista em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (2005). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001). Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasília. Pesquisadora da história da psicologia, segurança pública e criminologia no Brasil. Pesquisadora Associada do INCT-InEAC/UFF, da ABRAPSO e da Sociedade da AP-LS da APA.

 

Leda Gonçalves de Freitas

Pós-Doutora em Psicossociologia pelo Conservatoire National de Arts et Métiers (CNAM), em Paris. Doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB). Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho: "Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Docente do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Editora da Revista Trabalho (EN) Cena.Temas de pesquisa: Trabalho contemporâneo: uberização, precarização e sentidos do trabalho; Mobilização subjetiva no trabalho; Saúde do trabalhador; Clínica do trabalho e potência para as resistências.

 

Letícia Oliveira Alminhana

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Doutorado em Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/MG. Realizou Pós-Doutorado na University of Oxford, Reino Unido. Foi bolsista pelo Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES), no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS, de 2014 a 2019, onde coordenou o Grupo de Pesquisas em Personalidade e Saúde Mental (GESP). Tem experiência nas áreas de Saúde, Personalidade, Qualidade de Vida e Psicopatologia, Diagnóstico transcultural (religiosidade, espiritualidade e crenças). Desenvolve estudos com desenhos longitudinais e análises de preditores (regressões múltiplas). Atualmente é Visiting Research Fellow no Brain, Believe and Behavior Lab da Coventry University/UK.

 

Luiz Síveres

Pós-doutorado em Educação e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologias Educacionais pela Universidade Católica de Brasília e Especialista em Psicoterapia Junguiana pela Faculdade de Saúde de São Paulo. Foi Pró-Reitor de Extensão, de Pesquisa e Pós-graduação e, atualmente, é Professor/Pesquisador Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Autor de livros: A dimensão humana no processo educacional (2003). Universidade: torre ou sino? (2006). Encontros e diálogos. Pedagogia da presença, proximidade e partida (2015). Pedagogia Alpha. Presença, proximidade, partida (2019). Organizador de livros: Avaliação da Educação Superior ? Distintos Olhares (2007). Ensaios sobre a justiça social ? Refazendo o caminho da vida e da paz (2009). Há esperança ? Outro mundo é possível (2011). Transcendendo fronteiras (2011). Processos de aprendizagem na extensão universitária (2012). A extensão universitária como princípio de aprendizagem (2013). A formação psicossocial do professor - As representações sociais no contexto educacional (2015). Encontros e Diálogos. Pedagogia da Presença, proximidade e partida (2015). Diálogo. Um princípio pedagógico (2016). Diálogo. Um processo educativo (2018). Diálogo: uma perspectiva educacional (2019). Pedagogia Alpha. Presença, proximidade, partida (2019) Diálogo na perspectiva da fraternidade (2021). Dicionário de Cultura de Paz (2021). Autor de dezenas de artigos e capítulos de livros. Pesquisador Produtividade (PQ2) e Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq: Diálogo - um processo pedagógico transversal.

 

Marcelo Saad

Médico, especialista em Fisiatria e Acupuntura. Doutor em Ciências da Reabilitação pela UNIFESP. Membro diretor da Associação Médico-Espírita de S. Paulo. Coordenador do Departamento de Pesquisa da Associação Médico-Espírita Brasileira.  Membro co-fundador da Coalizão Inter-fé em Saúde e Espiritualidade. Como pesquisador independente, ele também está engajado em organização de eventos, publicações científicas, colaborações editoriais com revistas e livros, palestras médicas e participação em tarefas acadêmicas. Seus principais interesses são religiosidade e saúde, fenômenos anômalos da consciência e terapias espirituais.

 

Marta Helena de Freitas

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002), com Pós-Doutoramentos em: Psicologia da Religião, pelo Department of Religious Studies, School of European Culture and Languages, University of Kent at Canterbury, UK (2011-2012); Psicologia Intercultural, pelo Programa Doutoral em Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal (2014-2015); e Antropologia da Religião, pelo Alister Hardy Religious Experience Centre, University of Wales Trinity University Saint David, Lampeter, UK (em andamento).Graduada em Psicologia e Licenciatura em Psicologia (1985) e mestre em Psicologia Social e da Personalidade (1991), ambos pela Universidade de Brasília. Professora adjunto da Universidade Católica de Brasília - UCB, desde 1989, atuando hoje no programa de mestrado e doutorado em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e atua como docente e pesquisadora, com produções técnicas e bibliográficas sobre os seguintes temas: psicologia da religião, tanatologia, gerontologia, Psicodiagnóstico de Rorschach, fenomenologia e formação em psicologia. Lecture da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade ? UCB e membro do Comitê MIL Alliance no Brasil. Coordenadora o Laboratório “Religião, saúde mental e cultura” - UCB e membro da International Association for the Psychology of Religion.

 

Miguel Farias

Professor Associado em Psicologia Experimental e diretor fundador do Brain, Belief, & Behavior Lab da Coventry University. Ele é especialista na interação entre aspectos cognitivo-comportamentais e biológicos de crenças e experiências espirituais, incluindo rituais e práticas de meditação. Estudou psicologia e terapia cognitivo-comportamental na Universidade de Lisboa, doutorou-se em Psicologia Experimental na Universidade de Oxford (2000-2004) e fez um mestrado em Study of Religion/Religious Experience na University of Wales, Lampeter (2005). Foi pesquisador de pós-doutorando na Universidade de Cambridge e na Universidade de Oxford (2005-2007) e professor e diretor do curso de mestrado em Psicologia Experimental na Universidade de Oxford (2008-2013). Ele foi investigador principal ou co-investigador principal em 12 bolsas de pesquisa, totalizando mais de 6 milhões de libras esterlinas, e seu trabalho foi relatado em jornais e revistas internacionais, rádio e documentários de TV. Em 2017, ele ganhou o prêmio William Bier, concedido pela American Psychological Association Division 36 (Psychology of Religion and Spirituality Division) por suas contribuições ao estudo científico da religião e da espiritualidade.

 

Miriam Martins Leal

Médica pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Pediatra pelo Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). Plantonista da Unidade de Neonatologia do HMIB. Docente pelo UNICEUB. Mestra em Ciências da Saúde pela ESCS. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília

 

Paula Rey Vilela

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, Mestre em Psicologia pela mesma Universidade, bolsista da capes, na linha de pesquisa Saúde Mental e Ações Terapêuticas, sendo o eixo temático Linguagem Religião e Saúde Mental. Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Psicóloga clínica desde 2008. Tem experiência de atuação em clínicas multiprofissionais, no atendimento psicoterápico a crianças e adolescentes; em contextos da saúde mental como centro de equoterapia e espaços de convivência, no atendimento a crianças e adolescentes com Transtornos Invasivos do desenvolvimento, psicoses e neuroses graves e no contexto hospitalar, no atendimento a gestantes, puérperas, RN e crianças. Psicóloga efetiva da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins desde 2011. Tem interesse nos estudos e práxis da psicanálise de Freud e da fenomenologia de Husserl, no contexto da infância, da saúde mental e da saúde indígena.

 

Rosimar José de Lima Dias

Doutor em Psicologia Clínica pela Illinois School of Professional Psychology - Argosy University, com Pós-Doutoramento em Psicologia Clínica pela Catholic Charities of the Diocese of Arlington e Psicologia da Religião pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco e em Psicologia Clínica pela Illinois School of Professional Psychology - Argosy University, Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco. Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental. Atua como professor, pesquisador e psicoterapeuta. Membro da American Psychological Association (APA), da Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback (AABP) e da International Association for the Psychology of Religion (IAPR).

 

Tânia Mara Campos de Almeida

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1989), mestra e doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília-UnB (respectivamente, 1994 e 2001), com pós-doutorado em Representações Sociais pela UnB (Instituto de Psicologia, 2006), pela Université de Provence e pela EHESS (França, 2007). Atualmente, é pesquisadora e professora associada do Departamento de Sociologia -UnB, bem como é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres (NEPeM) da mesma universidade. No período de 2012 a meados de 2016, foi editora-adjunta da revista "Sociedade e Estado", hoje é sua editora-responsável (desde julho/2020), além de integrar o corpo editorial de vários periódicos científicos. De 2016 - 2018, atuou como coordenadora dos bacharelados em Sociologia e Ciências Sociais do Departamento. Tem experiência e publicações na área das Ciências Sociais e Humanas, com ênfase nos seguintes temas: gênero, violência, trabalho, saúde e religião. É bolsista produtividade PQ2 do CNPq e integrante do grupo de pesquisa do CNPq "Diálogos em Sociologia Clínica - UnB".

 

Thiago Antônio Avellar Aquino

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (1998), e doutorado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba do Centro de Educação (Departamento de Ciências das Religiões; líder do grupo LAPLAE: Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial (Cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq); Professor do PPGCR-UFPB; Desenvolve pesquisas na interface da Logoterapia e Análise Existencial Frankliana voltado para as temáticas da espiritualidade, da religiosidade, da busca de sentido e da Cultura de Paz.

 

Vicente de Paula Faleiros

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca - SP(1966), graduação em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1966), especialização em planejamento pela UnB e pelo IRFED- Institut de Recherches en Développement (Paris), doutorado (PhD) pela Université de Montreal (1984) e pós-doutorados pela EHESS - Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais- Paris (1991) e Université de Montréal (1996). Especialista em Gerontologia pela SBGG- Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. É professor titular aposentado e professor emérito da Universidade de Brasília e ex-professor das seguintes universidades: Católica de Valparaíso-Chile, Laval (Québec), Federal de João Pessoa e Católica de Brasília.Conferencista e palestrante. Tem pesquisas e publicações nas áreas de políticas sociais, serviço social, cidadania, criança e adolescente, saúde pública, saúde mental, violência, velhice/gerontologia, representações sociais. Pesquisador 1-A do CNPq e da FAP-DF.

 

Vicente Paulo Alves

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1998), mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma - Itália (1991) e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Atualmente está como coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (Mestrado e Doutorado). Leciona no curso de graduação em Medicina desde fevereiro de 2010, na disciplina de Internato em Saúde Comunitária, bem como no curso de Filosofia em Ambiente Virtual. Tem experiência profissional como professor de ensino superior desde 1991, nas áreas de Qualidade de Vida e Envelhecimento, Ética, Bioética, Ciência da Religião. Atua como professor do núcleo permanente na Linha de Pesquisa 1 (Saúde, Funcionalidade no Envelhecimento) e Linha 2 (Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológia) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, realizando pesquisas em pesquisas na área envelhecimento e religiosidade, Políticas Públicas para o envelhecimento, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) pelos idosos. Concluiu o pós-doutorado no Departamento Cárdio-Vascular-Toráxico e Saúde Pública na Universidade de Pádua (Itália).

COMISSÃO CIENTÍFICA E ORGANIZADORA

Douglas Leite Piasson

Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Especialista em Psicologia Analítica pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS), Pós-Graduando em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico e Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Colaborador internacional do projeto "Identity of Psychology", sediado em Portugal. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (2017 - atual) e do Laboratório de Religião, Saúde Mental e Cultura da UCB (2016-atual).Ex-membro da Comissão Especial de Psicologia e Religiosidade do Conselho Regional de Psicologia CRP 01/DF (2017 - 2020) e do Grupo de Estudos Psicossociais sobre o Desenvolvimento Humano da Faculdade Mackenzie de Brasília (2019-2021). Atuo como professor universitário do Curso de Psicologia (UCB) - integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) - sou pesquisador, supervisor de estágio, palestrante e psicoterapeuta.

 

Emmanuel Ifeka Nwora

Doutor em Psicologia, Universidade Católia de Brasília. 2020. Mestre em Filosofia pela UnB (2011). Possui Bacharelado em Filosofia pela Universidade Pontifícia Urbaniana,Roma (1990). Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2016) Possui Bacharelado em Teologia pela Faculdade Católica de Anápolis/GO (2015). Especial interesse na interface entre a Psicologia/Saúde Mental e Espiritualidade.

 

 

Francisca Morais da Silveira

Docente Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica-PPGEEB/UFMA e na Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas-PPGFOPRED/UFMA - Linha de Pesquisa em Linguagens, Práticas Pedagógicas e Tecnologias da Educação; transtornos de aprendizagem, aprendizagens e situações específicas, Neuropsicologia do desenvolvimento e avaliação. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação ? ANPEd. Consultora ad hoc da Fapema. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicóloga jurídica, Politicas Públicas e Desenvolvimento-Desenvolvendo pesquisas na área de investigações da Neuropsicologia no contexto jurídico relacionado aos aspectos da criminologia, violência e disfunção cerebral. Formação: Doutora em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2003-2007). Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (1998-1999). Especialista em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro de Minas Gerais (1994-1995), Especialista em Psicologia do Trânsito pela Universidade Federal do Maranhão (2000-2001). Graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília (1974-1979). Licenciatura em Psicologia pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília (1975-1979).

 

Letícia Oliveira Alminhana

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Doutorado em Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/MG. Realizou Pós-Doutorado na University of Oxford, Reino Unido. Foi bolsista pelo Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES), no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS, de 2014 a 2019, onde coordenou o Grupo de Pesquisas em Personalidade e Saúde Mental (GESP). Tem experiência nas áreas de Saúde, Personalidade, Qualidade de Vida e Psicopatologia, Diagnóstico transcultural (religiosidade, espiritualidade e crenças). Desenvolve estudos com desenhos longitudinais e análises de preditores (regressões múltiplas). Atualmente é Visiting Research Fellow no Brain, Believe and Behavior Lab da Coventry University/UK.

 

Marta Helena de Freitas

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002), com Pós-Doutoramentos em: Psicologia da Religião, pelo Department of Religious Studies, School of European Culture and Languages, University of Kent at Canterbury, UK (2011-2012); Psicologia Intercultural, pelo Programa Doutoral em Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal (2014-2015); e Antropologia da Religião, pelo Alister Hardy Religious Experience Centre, University of Wales Trinity University Saint David, Lampeter, UK (em andamento).Graduada em Psicologia e Licenciatura em Psicologia (1985) e mestre em Psicologia Social e da Personalidade (1991), ambos pela Universidade de Brasília. Professora adjunto da Universidade Católica de Brasília - UCB, desde 1989, atuando hoje no programa de mestrado e doutorado em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e atua como docente e pesquisadora, com produções técnicas e bibliográficas sobre os seguintes temas: psicologia da religião, tanatologia, gerontologia, Psicodiagnóstico de Rorschach, fenomenologia e formação em psicologia. Lecture da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade ? UCB e membro do Comitê MIL Alliance no Brasil. Coordenadora o Laboratório “Religião, saúde mental e cultura” - UCB e membro da International Association for the Psychology of Religion.

 

Miriam Martins Leal

Médica pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Pediatra pelo Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). Plantonista da Unidade de Neonatologia do HMIB. Docente pelo UNICEUB. Mestra em Ciências da Saúde pela ESCS. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília

 

Rosimar José de Lima Dias

Doutor em Psicologia Clínica pela Illinois School of Professional Psychology - Argosy University, com Pós-Doutoramento em Psicologia Clínica pela Catholic Charities of the Diocese of Arlington e Psicologia da Religião pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco e em Psicologia Clínica pela Illinois School of Professional Psychology - Argosy University, Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco. Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental. Atua como professor, pesquisador e psicoterapeuta. Membro da American Psychological Association (APA), da Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback (AABP) e da International Association for the Psychology of Religion (IAPR).

 

Tânia Mara Campos de Almeida

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (1989), mestra e doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília-UnB (respectivamente, 1994 e 2001), com pós-doutorado em Representações Sociais pela UnB (Instituto de Psicologia, 2006), pela Université de Provence e pela EHESS (França, 2007). Atualmente, é pesquisadora e professora associada do Departamento de Sociologia -UnB, bem como é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres (NEPeM) da mesma universidade. No período de 2012 a meados de 2016, foi editora-adjunta da revista "Sociedade e Estado", hoje é sua editora-responsável (desde julho/2020), além de integrar o corpo editorial de vários periódicos científicos. De 2016 - 2018, atuou como coordenadora dos bacharelados em Sociologia e Ciências Sociais do Departamento. Tem experiência e publicações na área das Ciências Sociais e Humanas, com ênfase nos seguintes temas: gênero, violência, trabalho, saúde e religião. É bolsista produtividade PQ2 do CNPq e integrante do grupo de pesquisa do CNPq "Diálogos em Sociologia Clínica - UnB".

 

Thiago Antônio Avellar Aquino

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (1998), e doutorado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba do Centro de Educação (Departamento de Ciências das Religiões; líder do grupo LAPLAE: Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial (Cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq); Professor do PPGCR-UFPB; desenvolve pesquisas na interface da Logoterapia e Análise Existencial Frankliana voltado para as temáticas da espiritualidade, da religiosidade, da busca de sentido e da Cultura de Paz.

bottom of page